Make your own free website on Tripod.com
VII Copa do Mundo da FIFA - 1962
Antonio Carbajal
Home

3062821.jpg

Antonio Felix Carbajal Rodríguez (Cidade do México, 7 de junho de 1929) é um ex-futebolista mexicano.

Foi o goleiro que mais Copas do Mundo jogou: cinco (1950 até 1966), na seleção mexicana. Carbajal começou sua carreira como juvenil no clube España. Atuando nas partidas preliminares da primeira divisão, Carbajal pôde demonstrar seu talento e foi convocado para a seleção amadora que disputou o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948. Quando voltou, foi promovido à equipe principal do España substituindo Sanjenís.

Jogou duas temporadas no España até a extinção da equipe em 1950. Assim sendo, assinou contrato com o León do estado de Guanajuato, por onde esteve o resto de sua carreira. Era um goleiro ágil, foi convocado à seleção que disputou o Mundial de 1950 onde ficou como camisa 1 por 16 anos, até ao Mundial de 1966.

La Tota, como é conhecido, jogou por 17 anos na primeira divisão mexicana, se aposentou aos 37 anos e tornou-se treinador. Treinou as equipes de León, Unión de Curtidores, Atletas Campesinos e Morelia. Conseguiu dois acessos à primeira divisão. Foi, por algum tempo, treinador de goleiros da seleção mexicana.

Carbajal recebeu vários reconhecimentos, tanto em nível nacional como internacional. Sempre utilizava um suéter verde que se perdeu em meio a um tumulto, Carbajal considera essa sua maior perda

Volta à página principal