VII Copa do Mundo da FIFA - 1962
Giovanni Trapattoni
Home

qfl_29501.jpg

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Trapattoni

Giovanni Trapattoni, jogador e treinador de futebol italiano conhecido e reconhecido mundialmente, nasceu em 17 de Março de 1939 em Cusano Milanino na Itália.

Trapattoni foi um jogador italiano internacional que jogava à esquerda, normalmente a defesa. Depois de terminar a sua actividade como jogador de futebol, continuou como treinador. Giovanni Trapattoni é dos desportistas futebolísticos com mais troféus conquistados como jogador e treinador de futebol.

Giovanni Trapattoni já passou pelos três principais clubes italianos (como jogador ou treinador) – AC Milan, Juventus, Internazionale de Milão - na Itália já treinou também o Cagliari e a Fiorentina tal como a própria seleção italiana durante o Mundial de 2002 e Eurocopa 2004, ambos com resultados desapontantes para os italianos.

Depois de Marcello Lippi ter sido contratado para o seu lugar de seleccionador nacional da seleção italiana, foi contratado a 5 de Julho de 2004 para treinador do Sport Lisboa e Benfica, clube onde esteve uma época (2004/05), suficiente para ganhar 1 SuperLiga (campeonato de Portugal) e ser finalista na taça de Portugal. Trapattoni além de conseguir nesta época algo que o clube português não conseguia há mais de uma década (ser campeão), tornou-se também dos poucos treinadores que já conquistaram campeonatos em 3 países diferentes (Itália, Alemanha, Portugal), o reconhecimento futebolístico em todo o mundo deste senhor do futebol cresceu assim ainda mais. Alegando cansaço Giovanni Trapattoni não renovou com o Sport Lisboa e Benfica e foi contratado pelo VfB Stuttgart aos 67 anos, tendo terminado o contratado que o ligava a este clube permaturamente em 9 de Fevereiro de 2006 devido a resultados insatisfatorios. Na preparação para a época de 2006/2007 assinou um contrato com o Red Bull Salzburg para a função de diretor-desportivo, equipe que milita na primeira divisão austríaca e que ficou em 2º lugar no seu campeonato na época 2005/2006, contratando no fim desta epoca Lothar Matthäus para treinador da equipe.

Volta à página principal