Make your own free website on Tripod.com
VII Copa do Mundo da FIFA - 1962
Luis Cubilla
Home

lcubilla.jpg

 
Luis Alberto Cubilla Almeida, nasceu em 28 de Março de 1940 em Paysandú, Uruguai é um ex-futebolista e técnico. Ele tem uma carreira vitoriosa vencendo 15 títulos maiores e depois se tornou um técnico de grande sucesso na América do Sul vencendo 17 desses títulos.
Também conhecido como "El Negro", Cubilla iniciou sua carreira no time júnior do Colón de Paysandú. Em 1957 ele foi para o Peñarol onde foi parte do time tetracampeão uruguaio, bicampeão da libertadores e campeão mundial.
Em 1962 ele se transferiu para o Barcelona da Espanha e venceu a Copa do Rei em 1963.
Cubilla voltou para a América do Sul em 1964 para jogar no River Plate da Argentina. Em 1969 retornou ao Uruguai para jogar no Nacional, onde ganhou mais 4 títulos nacionais, outra Libertadores e outro Mundial.
Em seus últimos anos como jogador ele defendeu o Santiago Morning do Chile e o Defensor Sporting do Uruguai, onde ajudou o clube à vencer seu primeiro campeonato uruguaio, quebrando o domínio total de Nacional e Peñarol.
Entre 1969 e 1974 Cubilla jogou 38 vezes pela seleção, onde marcou 11 gols e jogou 3 Copas do Mundo, 1962, 1970 e 1974.
Como técnico, Cubilla alcançou enorme sucesso no Olímpia do Paraguai, vencendo sete campeonatos internacionais e outros tantos nacionais. Dirigiu também o Newell´s Old Boys e o River Plate da Argentina, Nacional, Peñarol, Defensor Sporting e Danúbio do Uruguai, Cerro Porteño e Libertad do Paraguai e Atlético Nacional da Colômbia.

Volta à página principal