Make your own free website on Tripod.com
VII Copa do Mundo da FIFA - 1962
Josef Masopust
Home

idolos_masopust.jpg

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Josef_Masopust e http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://e.i.uol.com.br/copa/2006/selecoes/republicatcheca/idolos_masopust.jpg&imgrefurl=http://esporte.uol.com.br/copa/2006/selecoes/republicatcheca/jogadores/idolos/masopust.jhtm&h=214&w=152&sz=9&hl=pt-BR&start=11&um=1&tbnid=QzLJ1Qeqdzz7cM:&tbnh=106&tbnw=75&prev=/images%3Fq%3DJosef%2Bmasopust%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN
 
Josef Masopust (nascido em Most, República Tcheca, dia 9 de Fevereiro de 1931) era um jogador de futebol da Tchecoslováquia.
Josef Masopust é um dos maiores craques da história tcheca. Em 1962, foi o primeiro jogador do leste europeu a ganhar a Bola de Ouro de melhor do ano. Também foi vice-campeão mundial, marcando o gol da Tchescoslováquia na derrota de 3 a 1 para o Brasil.

Começou a carreira aos 16 anos no Banik Most, clube da cidade onde seu pai trabalhava como minerador.

Atacante de origem, melhorou sua performance quando passou a jogar um pouco mais recuado, no meio-campo.

Masopust se firmou no Dukla Praga e na seleção tchecoslovaca nos anos 50.

Participou da Copa de 1958, quando a equipe empatou com os alemães, então campeões do mundo, e goleou a Argentina por 6 a 1.

Mas, como saldo de gols não era critério de desempate naquele ano, a Tchecoslováquia acabou eliminada na primeira fase ao perder um jogo-desempate para a Irlanda do Norte.

Na Copa do Chile em 1962, Masopust centralizou as ações do meio-campo e levou a Tchecoslováquia à decisão.

Aos 14min, Masopust abriu o placar com um tiro seco, indefensável para Gilmar. Porém, dois minutos depois, o Brasil empatou. A virada ocorreu no 2º tempo.

Meses depois, Masopust venceu a Bola de Ouro tradicional eleição de melhor jogador europeu do ano organizada pela revista "France Football". Derrotou estrelas em ascensão como Eusébio, que conquistara a Copa dos Campeões da Europa pelo Benfica.

Masopust passou 16 anos no Dukla, onde marcou 79 gols em 386 partidas. Depois foi jogar no Molenbeek, da Bélgica, onde ficou três temporadas e iniciou a carreira de técnico antes mesmo de parar de jogar.

Como técnico, passou pelo Dukla, o Zbrojovska e o Hasselt antes de fazer parte da comissão técnica da seleção tcheca, entre 1984 e 1987.

Em 2004, Masopust foi nomeado melhor jogador do país nos últimos 50 anos pela Associação de Futebol da República Tcheca.

Também foi um dos 120 melhores jogadores ainda vivos da história divulgada pela Fifa e por Pelé em 2004.

Volta à página principal